Moscas volantes: saiba mais. 

Entrópio e Ectrópio: Entenda as diferenças. 
28 de janeiro de 2022
Cuidados no pós-operatório da Blefaroplastia. 
11 de fevereiro de 2022
Exibir tudo

Moscas volantes: saiba mais. 

As moscas volantes são pequenos pontos ou manchas que surgem no campo visual e lembram o formato de mosquitos. Essa condição ocorre por falha no vítreo (parte mais gelatinosa do olho) e as moscas volantes acompanham o movimento dos olhos enquanto deslizam. Normalmente ocorre quando envelhecemos mas também pode afetar pessoas mais jovens. São mais frequentes em pessoas com miopia, inflamações oculares, retinopatia diabética ou traumatismo ocular.

A condição é benigna e não costuma apresentar riscos à saúde, mas pode vir a se tornar um risco. Em muitos casos, as manchas costumam diminuir ou desaparecer espontaneamente, mas se começa a atrapalhar a visão é necessário buscar o oftalmologista imediatamente, pois pode estar relacionada ao descolamento de retina ou doenças como a catarata.

O diagnóstico pode ser feito por meio do exame de mapeamento de retina, possibilitando ao médico ver possíveis ferimentos ou alterações. Nos casos em que a cirurgia de vitrectomia é indicada, o humor vítreo é retirado de forma total ou parcial e é substituído por uma nova solução líquida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *