A Organização Mundial da Saúde (OMS) registra 2,4 milhões de novos casos de glaucoma anualmente, totalizando cerca de 60 milhões de pessoas em todo o mundo. No Brasil, dados revelam que cerca de 580 mil pacientes ficaram totalmente cegos por esse mal. Pesquisa do Ibope mostra que um terço das pessoas com mais de 16 anos jamais visitou um oftalmologista e um milhão (2% da população) acima de 40 anos têm a doença.
Estima-se que o glaucoma atinja um total de 4 milhões de brasileiros. Uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG) alerta para a demora na busca por tratamento. Cerca de 80% das pessoas que têm a doença só procuram oftalmologista após sentirem alterações graves. Isso ocorre, pois a perda de visão devido ao glaucoma é lenta e ataca, inicialmente, apenas a visão periférica.
A pessoa não consegue perceber que sua capacidade visual está sendo reduzida. Até o portador notar algum problema na visão, já pode ter ocorrido uma perda de 40 a 50% das fibras nervosas (neurônios) que constituem o nervo óptico. “É importante ressaltar que o dano causado pelo glaucoma é irreversível. Por isso a importância do diagnóstico precoce para identificar a doença o quanto antes e iniciar o tratamento para impedir que ela avance e cause ainda mais danos. Entre em contato com a gente aqui no nosso site ou via telefone no número (84) 3026.2020 e marque a sua consulta.