Muitas cores e flores para embelezar essa época do ano. A primavera está aí com muito esplendor, mas também com alguns riscos para a saúde, inclusive a dos olhos. As alergias oculares aumentam significativamente nesse período, e para quem já sofre com o problema (asma, rinite, entre outras) é muito importante tomar alguns cuidados e ficar atento a alguma manifestação que afete a visão.
Os sintomas de alergia são percebidos com facilidade: coceira nos olhos, secreção e lacrimejamento, ardor, inchaço e olhos vermelhos. E na estação da primavera tem mais pólen no ar, algo natural, e que pode complicar a vida dos alérgicos. O pólen se espalha com facilidade pelo ar e o contato com os olhos e os sinais que surgem podem adoecer e fragilizar a saúde dos alérgicos. Para manter a situação sob controle, o ideal é ir ao médico e tentar identificar a causa da alergia e realizar o tratamento mais adequado.
Outras sugestões para controlar a alergia são: evitar atividades ao ar livre no intervalo das 5h às 10h da manhã, porque o pólen age de forma mais intensa nesse período; limpar a casa com pano molhado e evitar uso de vassoura; arejar os ambientes e permitir a entrada do sol e ainda retirar cortinas e tapetes dos ambientes para evitar o acúmulo de poeira.