O Glaucoma é, junto da catarata, a maior causa de cegueira em todo o mundo e, por isso, precisamos estar atentos a nossa saúde. Ele se dá por várias maneiras, podendo ser crônico simples ou de ângulo aberto. Este último representa a maioria dos casos conhecidos e acomete pessoas, em geral, acima de 40 anos.
Esse problema se dá pelo aumento da pressão intraocular (PIO) que pode acabar gerando lesões no nervo óptico e ao fim levar a cegueira parcial ou total. Porém, é essencial fazer visitas regulares ao oftalmologista, uma vez que, em seu estágio inicial, essa doença pode ser assintomática.
Somente nos estágios mais avançados da doença é que a visão começa a desaparecer. Acometendo primeiro a visão periférica, com o tempo, o campo de visão vai estreitando até tornar-se uma visão tubular.
Se não for tratado a tempo e de forma correta o paciente pode perder totalmente a sua visão. Por isso, faz necessário a busca por um profissional especializado para que haja o diagnóstico precoce e o tratamento seja iniciado a tempo, para assim, controlar a PIO e impedir a perda total da visão.
O diagnóstico só é realizado pelo oftalmologista com exames adequados, portanto, marque uma consulta e fique em dia com a sua saúde.