
A Síndrome do Olho Seco, ou Síndrome da Disfunção Lacrimal, ocorre quando existe a falta de produção de lagrima ou quando esta está alterada em algum de seus componentes.
Os olhos precisam das lágrimas para estar em constantemente hidratados, assim suas estruturas podem trabalhar de forma adequada e até mesmo impedir o atrito entre a córnea a pálpebra. Muitas vezes, porém, os olhos podem não receber hidratação suficiente, seja por alguma deficiência ou ausência da lágrima ou mesmo alguma falha do mecanismo de lubrificação dos olhos.
Qualquer pessoa é passível de ficar com os olhos secos, mas o problema é mais incidente em alguns casos. Veja quais são os fatores de risco para o olho seco: Idade avançada, uso de lentes de contato, clima seco, uso de anticoncepcionais, após a cirurgia a laser nos olhos e uso de medicamentos como anti-histamínicos, diuréticos e antidepressivos.
Pessoas com olho seco devem procurar um médico se sentir os olhos coçando, muito vermelhos ou irritados por um longo período de tempo. Enxergar de forma borrada, vivenciar uma súbita queda de visão ou mesmo sentir dor nos olhos são outras razões para buscar ajuda médica.