COVID-19: o que você precisa saber.

Orientações acerca do retorno às atividades
9 de abril de 2020
Sua saúde mental merece atenção.
23 de abril de 2020
Exibir tudo

COVID-19: o que você precisa saber.

O novo Coronavírus foi descoberto em dezembro de 2019, após casos registrados na China. Provoca a doença chamada COVID-19 e por ser um vírus que antes nunca tivemos contato, não temos imunidade. Ela causa uma infecção pulmonar nos casos mais leves, porém, parece bastante com um resfriado comum ou uma gripe leve. Os primeiros coronavírus em humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa. A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum. O período de incubação é o tempo que leva para os primeiros sintomas aparecerem desde a infecção, que pode ser de 2 a 14 dias.

Sua transmissão acontece de uma pessoa doente para outra ou por contato próximo por meio de: toque do aperto de mão (principal forma de contágio), gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, objetos ou superfícies contaminadas como celulares, mesas, maçanetas, brinquedos e teclados de computador etc. Seus sintomas mais comuns são febre, tosse, dificuldade para respirar, entre outros sintomas gripais.

É de extrema importância evitar levar as mãos aos olhos, uma vez que a sua mucosa é propícia para que o vírus se prolifere e invada o nosso corpo. A higiene das mãos com sabão, detergente ou álcool em gel é essencial para matar o vírus. Outras medidas devem ser tomadas para amenizar o contágio, como a permanência em casa, a abertura de portas e janelas com o intuito de arejar os ambientes e a limpeza constante de superfícies.

Em caso de dúvidas, ligue para 136 ou procure um posto de saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *