Deslocamento de retina: o que é preciso saber?

Blefarite: conheça mais sobre essa doença ocular.
30 de maio de 2018
Como diagnosticar o daltonismo ainda na infância?
19 de junho de 2018
Exibir tudo

Deslocamento de retina: o que é preciso saber?

A retina é uma das estruturas mais importantes da visão humana. Ela reveste o fundo do olho e é responsável pela captação de imagens do exterior através da luminosidade. Pelo nervo óptico, ela transfere a informação até o cérebro, que, por sua vez, interpreta e forma a imagem vista.

A fixação da retina se dá através do vítreo, uma solução gelatinosa que preenche todo o olho. O deslocamento acontece quando ela se desprende do globo ocular. Essa lesão interrompe a passagem de nutrientes para a retina e danifica as células da estrutura.

O deslocamento é indolor, porém se caracteriza como um quadro de bastante emergência. Os primeiros sintomas se caracterizam, principalmente, na sensação de uma visão danificada; enxergando de forma turva e embaçada, com sombras. Os sintomas progridem de acordo com a piora da lesão.

O tratamento dependerá do grau de deslocamento. Entretanto, na maioria dos casos, apenas uma interferência cirúrgica é suficiente para a reversão do quadro. Embora possa haver situações em que seja necessário mais de um processo cirúrgico para se ter um bom resultado. É possível até que haja casos em que a lesão seja irreversível.

Há alguns casos que aumentam o risco de sofrer uma lesão de deslocamento de retina, entre eles são:

  • Alto grau de miopia;
  • Glaucoma;
  • Trauma nos olhos, face ou cabeça;
  • Processos inflamatórios.

Seja qual for a circunstância, é importantíssimo cuidar da saúde de nossa visão. Em caso de qualquer imprevisto, o IOMR dispõe de toda a estrutura adequada para tratar o deslocamento de retina e vários outros problemas oculares.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *