

A dor nos olhos pode estar associada a diversos fatores, como problemas de visão, enxaquecas, sinusites, dengue, infecções pela COVID-19 e até causas mais sérias, como úlcera de córnea, blefarite e glaucoma. A dor pode ser mais leve ou mais intensa e afetar um ou ambos os olhos.
Em caso de enxaqueca, ela pode ser causada por estresse, falta de sono e alterações hormonais e é comum que a dor pulsante acabe indo para a parte posterior dos olhos. Já na sinusite, essa dor atrás dos olhos é causada pela inflamação dos seios da face que geram uma pressão grande no globo ocular.
Sobre os problemas oftalmológicos, a dor atrás dos olhos pode ser causada por problemas de visão como miopia, hipermetropia, astigmatismo, presbiopia ou estrabismo e normalmente acontece pelo esforço excessivo dos olhos para focar nos objetos. A síndrome do olho seco é outro caso em que pode haver dor nos olhos, ardência e visão embaçada. Outras doenças relacionadas à dor nos olhos podem ser: neurite óptica, esclerite, glaucoma agudo, uveíte, blefarite e úlcera de córnea.