
Nosso corpo é um conjunto de informações recebidas através de genes transferidos pelos nossos pais, e muitas dessas informações definem muitas coisas, como: tom da pele, cabelo, cor dos olhos e até mesmo problemas de saúde que possamos apresentar futuramente.
Algumas doenças necessitam de mais atenção do que outras, mas nesse caso, todo cuidado é pouco. Esteja sempre alerta aos sinais que seu filho possa apresentar. A atenção às reclamações, dificuldades e comportamento da criança pode ajudar o diagnóstico precoce de algumas patologias e problemas mais leves, mas que devem ser tratados.
Dentre os vários problemas que podem ser herdado dos pais e familiares ancestrais, temos a catarata, como uma das que mais merece sua atenção e cuidado, que pode deixar a visão turva e posteriormente pode necessitar de cirurgia.
O glaucoma também entra na lista das doenças hereditárias, que é uma enfermidade que pode levar à cegueira irreversível.
Por fim, chegamos às mais comum como a miopia e a hipermetropia, que são dificuldades de enxergar de longe ou de perto, respectivamente. Ambas são problemas na córnea e já existe cirurgia para sanar a dificuldade, que costuma se agravar com o decorrer da vida.
Portanto, por mais que você pareça ser uma pessoa saudável é importante ficar atento ao seu histórico familiar e aos primeiros sintomas de um possível problema procure o seu oftalmologista.