A hipertensão é uma condição caracterizada pelo aumento da pressão sanguínea nas artérias, não afeta apenas o coração e os vasos sanguíneos, mas também pode ter um impacto significativo na saúde dos olhos, podendo resultar em complicações graves se não forem tratados adequadamente.
Uma das principais maneiras pelas quais a hipertensão afeta a saúde ocular é através do dano aos vasos sanguíneos na retina, a camada sensível à luz na parte de trás do olho. A hipertensão não controlada pode levar ao estreitamento e endurecimento dos vasos sanguíneos da retina, resultando em uma condição conhecida como retinopatia hipertensiva. Esta condição pode causar danos aos pequenos vasos sanguíneos, hemorragias retinianas, inchaço da retina e, em casos graves, até mesmo o descolamento da retina, o que pode levar à perda permanente da visão.
Além da retinopatia hipertensiva, a hipertensão também pode aumentar o risco de desenvolvimento de outras condições oculares, como o glaucoma e a degeneração macular. É fundamental que os pacientes com hipertensão arterial realizem exames oftalmológicos regulares para monitorar a saúde de seus olhos e identificar precocemente qualquer sinal de problemas oculares relacionados à pressão arterial.
Os pacientes com hipertensão devem adotar medidas como dieta equilibrada, rica em frutas, vegetais e alimentos ricos em ômega-3, como peixes gordurosos, praticar exercícios regularmente, evitar o tabagismo e o consumo excessivo de álcool, e usar óculos de sol de qualidade sempre que estiverem ao ar livre para proteger os olhos dos danos causados pela exposição ao sol.