Neuropatia óptica isquêmica: entenda mais sobre essa lesão.

Sensibilidade à luz: o que pode ser?
18 de março de 2022
Quando a cirurgia de catarata é indicada?
9 de abril de 2022
Exibir tudo

Neuropatia óptica isquêmica: entenda mais sobre essa lesão.

A neuropatia óptica isquêmica é uma lesão no nervo óptico que ocorre devido a uma obstrução do fluxo sanguíneo e pode causar a perda súbita da visão central, lateral ou ambas. Existem dois tipos de neuropatia óptica isquêmica. São eles:

  1. Neuropatia óptica isquêmica não arterítica: É a mais frequente e normalmente ocorre em pessoas acima dos 50 anos. Os fatores de risco para esse caso são: hipertensão; diabetes; apneia do sono; tabagismo e aterosclerose.
  1. Neuropatia óptica isquêmica arterítica: Nesse caso, a perda de visão é mais grave e costuma ocorrer em pessoas com idade acima dos 70 anos. Devido a uma inflamação nas artérias, o suprimento de sangue ao nervo óptico é bloqueado.

Na maior parte dos casos, o sintoma principal é a perda indolor da visão, que pode ficar comprometida em um ou ambos os olhos e pode levar à cegueira total. Já na condição de arterite de células gigantes, os pacientes podem sentir dores ao pentear os cabelos e mastigar, dores de cabeça e incômodo muscular. No momento não há nenhum tratamento totalmente eficaz para essa condição, mas o tratamento envolve a redução dos fatores de risco e o uso de corticosteroides para evitar a perda da visão no outro olho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *