O que você precisa saber sobre a vista cansada.

Quais os fatores de risco para o pterígio?
3 de setembro de 2020
Para que serve a Tomografia Corneana Galilei?
19 de setembro de 2020
Exibir tudo

O que você precisa saber sobre a vista cansada.

Embora não seja uma doença, a vista cansada, também chamada de presbiopia, traz desconforto aos pacientes na execução de tarefas com uma distância curta ou considerável, como leitura e uso de computador. Trata-se de um movimento involuntário natural, ocasionado principalmente pelo avanço da idade.

Com o passar dos anos, é comum que o cristalino perca a elasticidade, fazendo com o que os músculos internos do olho tenham suas funções diminuídas. Assim, compromete-se o processo de acomodação natural necessário para ver com nitidez objetos para perto ou meia distância. A presbiopia se deve ao processo natural de envelhecimento do organismo e costuma aparecer após os 40 anos, muito embora haja casos de pacientes portadores da hipermetropia que desenvolvem a vista cansada antes dessa idade.

Atualmente, ainda não há como prevenir o surgimento da presbiopia, justamente por ser uma consequência natural do envelhecimento do organismo. Contudo, é possível identificar com mais rapidez a chegada da vista cansada. Para aqueles com hábito de ler e de realizar trabalhos que precisam do foco visual, a percepção do problema acontece já em seus primeiros dias.

Para conter o desconforto, algumas das saídas são afastar-se do computador a cada hora de trabalho, focando o olhar em locais mais distantes. Com o passar dos anos, a sensação de piora no quadro também é um processo comum, mas que se estabiliza ao atingir os 60. Para corrigir o problema, recomenda-se o uso de lentes de contato ou uso de óculos exclusivos para a leitura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *