

Os óculos de sol são indispensáveis para a saúde dos olhos de qualquer pessoa. São bonitos e garantem maior conforto visual, eles devem apresentar um fator importantíssimo e muitas vezes esquecido por muitos: a proteção contra os raios UVA e UVB.
Os malefícios dos raios ultravioleta vão da aceleração do processo de envelhecimento das células responsáveis pela visão ao desenvolvimento da catarata, além da possibilidade de ocasionar um câncer na superfície ocular. Por tal motivo, é importantíssimo o uso de óculos que bloqueiem a ação desses raios nos olhos. Contudo, caso as lentes escuras não possuam tal capacidade – como é o caso de óculos falsificados e/ou de origem duvidosa – o perigo é ainda maior. Isso porque elas inibem os mecanismos de proteção natural dos olhos, e por conseguinte, intensificam ainda mais os efeitos nocivos dos raios solares.
Por essa razão, é essencial consultar periodicamente um oftalmologista e verificar a qualidade e garantia dos seus óculos de sol, evitando, assim, problemas irreversíveis no futuro.