Por que a pupila muda de tamanho?

Quais outras doenças o oftalmologista pode diagnosticar?
12 de agosto de 2020
A hora certa de parar é agora. 29 de Agosto, Dia Nacional de Combate ao Fumo.
29 de agosto de 2020
Exibir tudo

Por que a pupila muda de tamanho?

Os nossos olhos dependem do controle da quantidade de luz para enxergar corretamente. Durante o dia, menos luz é necessária para ver as coisas. Já à noite, no entanto, é necessária mais luz para ser possível ver as coisas com nitidez. O responsável por regular a entrada da luz é a pupila.

A íris – parte colorida dos olhos – regula o tamanho da pupila, a fim de fazer com que ela capte mais ou menos luz, de acordo com a necessidade em relação a iluminação do ambiente. Para controlar a quantidade de luz a íris se contrai ou relaxa, aumentando ou diminuindo o tamanho da pupila. Por exemplo, quando está escuro, a íris relaxa e a pupila se dilata, o oposto acontece durante o dia.

Importante lembrar que além de mudar de tamanho com a quantidade de luz, nossas pupilas também podem mudar de tamanho de acordo com a resposta aos estímulos emocionais. Por exemplo, se você estiver com raiva, medo ou até mesmo apaixonado, suas pupilas podem sim mudar de tamanho enquanto seu corpo sente essas emoções. As nossas pupilas também podem se contrair e dilatar com o uso de algum medicamento ou drogas. É por esse motivo que você já deve ter visto os médicos examinando os olhos dos pacientes com uma luz fixada na pupila. Esse procedimento serve para determinar se seus olhos estão respondendo aos estímulos e funcionando corretamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *