

Utilizar lentes de contato exige uma rotina correta e higiene rigorosa para manter a saúde dos olhos. Além de evitar problemas como alergias e infecções você também aumenta a durabilidade das suas lentes. Porém, é normal se equivocar quanto ao uso e alguns erros básicos ainda são cometidos pelos usuários de lentes de contato. Para não causar problemas e doenças mais graves nos seus olhos, veja maus hábitos para evitar ainda hoje e tornar a sua rotina mais segura e manter a saúde de seus olhos no dia a dia.
Muitas pessoas procuram utilizar as lentes por serem mais confortáveis e acessíveis. Mas não basta apenas uma receita médica, é sempre importante manter o acompanhamento de um oftalmologista que informe os cuidados corretos e a rotina mais segura.
No mercado existem modelos de lentes de contato que proporcionam alguma segurança caso você durma com elas nos olhos. Porém, ainda que você utilize um desses modelos, o hábito deve ser evitado ao máximo para evitar lesões oculares. Durante o sono, os olhos perdem a lubrificação ideal para manter as lentes íntegras e o atrito entre elas e o globo ocular pode ser arriscado (e doloroso).
Irritações, alergias e infecções são grandes vilões dos nossos olhos, que são extremamente sensíveis e suscetíveis a esses tipos de situações. Uma vermelhidão ocular sempre é um indicativo de que algo não está funcionando 100% bem. Caso seus olhos estejam apresentando vermelhidão, sensibilidade ou coceira, suspenda o uso das lentes imediatamente. Esse cuidado evita o agravamento de possíveis problemas, além de prevenir a contaminação das lentes para usos futuros.
Ao cuidar de suas lentes é preciso ter muito cuidado, pois são sensíveis e precisam do armazenamento correto para oferecerem sempre o máximo desempenho e segurança. Não adianta cuidar da higiene das mãos para manipular suas lentes e descuidar na hora da conservação. O ideal é limpar sempre o estojo com água abundante e sabão neutro, realizar a secagem total e armazená-lo em local limpo. Os estojos devem ser trocados obrigatoriamente a cada três meses.
Evite cometer esses erros comuns e você terá mais segurança ao utilizar suas lentes. Lembre-se de sempre visitar um oftalmologista. O IOMR está sempre pronto para lhe atender.