

No Dia Internacional do Diabético, o IOMR aproveita para falar um pouco a respeito da DMRI – Degeneração Macular Relacionada à Idade, um problema que atinge a visão, principalmente, das pessoas acima dos 60 anos e que possuem diabetes. A DMRI atinge a área central da retina e pode chegar ao grau mais grave de degeneração provocando a cegueira.
Em algumas situações, o acompanhamento aos pacientes com diabetes deve ser bem cuidadoso, pois o diabetes é um “provocador” tanto da catarata, quanto da DMRI. O ideal é evitar e tomar precauções com a saúde, por exemplo, a obesidade deve ser monitorada, pois o excesso de peso desencadeia complicações na saúde oftalmológica, naturalmente um quadro de sobrepeso pode piorar os quadros de diabetes e de DMRI. Essa cadeia de problemas fragiliza a saúde em geral do paciente.
A DMRI afeta a nitidez da visão, o que a depender da gravidade da doença, pode ser tratada com observação, medicação e até a cirurgia. Quanto antes for feito o diagnóstico, melhor para o controle da doença. Aos pacientes que têm diabetes, o mais recomendável é sempre ficar em acompanhamento com o médico e realizar os exames com frequência.