A hipermetropia é um problema de visão que ocorre, em geral, quando a córnea é encurtada e gera um erro na refração fazendo com que a imagem vista seja formada atrás da retina e, portanto, não vista com nitidez. Isto quer dizer que pessoas com esse tipo de problema têm dificuldade para enxergar coisas que estão próximas dos seus olhos.
Essa complicação é genética e muito comum, mas pode ser facilmente corrigida com uso dos óculos, com o grau ajustado de acordo com a necessidade, ou cirurgia.
Antes de tudo a primeira coisa a ser feita é identificar se está precisando fazer um certo esforço para ver com nitidez coisas que estão perto de você. Caso a dificuldade seja real, está na hora de marcar um oftalmologista, ele fará o exame na sua visão para confirmar o problema e definir quanto de grau será necessário para corrigir tal.
Para saber se é preciso e possível fazer a cirurgia refrativa de correção de grau é preciso conversar com o seu oftalmologista e somente ele poderá avaliar e tirar todas as suas dúvidas a respeito.