“Caiu um cisco no meu olho”. Com certeza você já ouviu ou já falou esta frase, afinal de contas, é comum em qualquer ambiente, principalmente quando há muito vento, que objetos se desloquem e entrem nas pálpebras, causando incômodo e irritação. Agora a questão é: como retirar os objetos estranhos dos olhos de forma segura e eficaz?
A primeira coisa que pensamos é pedir para alguém assoprar, mas esta não é a maneira recomendada pelos médicos, pois os olhos são sensíveis e qualquer fricção como coçar ou esfregar pode arranhar as córneas e causar infecções. A atitude mais recomendada pelos médicos é lavar os olhos com água ou soro fisiológico, ou abrir e fechar os olhos dentro de um recipiente com água, deixando o olho submerso, para que o movimento de abrir e fechar expulse o objeto naturalmente. Se não houver água por perto apenas abra e feche os olhos repetidas vezes até sentir que se livrou do cisco.
Confira abaixo em quais situações é necessário procurar um oftalmologista:
– Quando a pessoa usuária de lentes de contato permanecer com irritação nos olhos mesmo após lavá-los;
– Quando o cisco estiver localizado na parte branca do olho ou na parte colorida (conjuntiva e íris);
– Quando não for possível a retirada do cisco e a sensação de desconforto e irritação permanecer;
– Quando houver a entrada no olho de outros tipos de materiais, como farpas de madeira, estilhaços de metal, vidro ou insetos;
– Quando a sensação de desconforto e irritação permanecem, mesmo após a lavagem, a retirada do cisco ou ainda, após a manutenção dos olhos fechados por algum tempo.