Retinopatia diabética: atenção ao diabetes.

Tumores oculares existem?
20 de dezembro de 2021
Entenda mais sobre o Daltonismo. 
10 de janeiro de 2022
Exibir tudo

Retinopatia diabética: atenção ao diabetes.

A retinopatia diabética é um dos problemas causados pelo diabetes e está entre uma das maiores causas de perda visual nos adultos. Pode estar presente no diabetes tipo 1 ou 2 e é caracterizada por uma lesão na retina, onde os vasos sanguíneos presentes sofrem alterações estruturais.

Retinopatia diabética não proliferativa: Estágio inicial da doença. Podem ser encontrados microaneurismas, hemorragia e vazamento de líquidos na retina. Nessa fase, pode surgir o Edema Macular Diabético (EDM).

Retinopatia diabética proliferativa: Fase mais avançada da doença. Definida pela formação de novos vasos sanguíneos, que são frágeis e constituídos apenas por endotélio. Por serem frágeis, podem romper e vazar sangue, causando perda severa da visão ou até mesmo cegueira.

A retinopatia diabética pode ser diagnosticada no exame oftalmológico. A doença não tem cura, mas há uma grande chance de redução da perda de visão se tratada de forma adequada. Para prevenir ou retardar a progressão, o controle dos níveis de açúcar, pressão arterial e colesterol no sangue deve ser feito constantemente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *