A visão nos possibilita enxergar o mundo ao nosso redor, mas nem sempre damos a devida atenção e acabamos negligenciando a saúde dos olhos. Muitos casos de cegueira podem ser evitados por meio de ações preventivas, então acompanhe abaixo cinco doenças que podem levar à cegueira completa.
1. Catarata: caracterizada pelo envelhecimento e opacificação do cristalino. É a principal causa de cegueira no mundo, sendo reversível através de cirurgia. Os sintomas são: fotofobia; visão embaçada e visão dupla.
2. Glaucoma: doença silenciosa causada pelo aumento da pressão intraocular, causando danos ao nervo óptico. Não apresenta sintomas, e se não tratada precocemente, leva à perda de visão progressivamente.
3. Degeneração macular: mais comum em pessoas após os 50 anos e provoca lesões e desgaste na retina, deixando a visão embaçada. É degenerativa e crônica, necessitando de acompanhamento constante do médico oftalmologista.
4. Descolamento de retina: Se não tratada o mais rápido possível, a doença evolui para o quadro de perda de visão. Outras doenças, inflamações e traumatismos podem levar ao descolamento da retina.
5. Retinopatia diabética: consequência da diabetes, onde o excesso de açúcar no sangue causa lesões na retina e provoca enfraquecimento na parede dos vasos e danos na visão.